-
Arquitetos: Biocons Arquitectos, Cinco Patas al Gato
- Área: 178 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias :Diego Saravia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa unifamiliar que se localiza na cidade de Itá, fronteira com a capital de Assunção, no Paraguai.
Numa área de 10 hectares, a casa está localizada a 400 metros da estrada principal numa zona mais alta, porém rodeada por árvores que sombreiam principalmente as áreas privadas.
Tendo a natureza como intermediária, foi destinada a um cliente que sonha com o rancho da avó, uma releitura feita por seus arquitetos que tem como protagonista principal um teto de palha que se divide em 5 alas e modula o espaço. É dessa forma que a casa se desenvolve horizontalmente para aproveitar o ambiente e manter a habitação em um único nível por custo e contexto.
A materialidade é local, de baixo custo, com concreto aparente, tijolo com argamassa colorida de terra nas paredes e pedra branco no piso, vãos sem carpintaria, iluminação LED de baixo custo, ferragens e alvenaria tradicionalmente enferrujadas e móveis de concreto.
A ventilação cruzada é feita em todos os espaços privados e sociais, especialmente no espaço principal, integrado por meio de aberturas consideráveis com um pátio interior.